Email: pdt.negro.rondonia@gmail.com

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Biografia de Abdias do Nascimento será lançada sábado em São Paulo

http://pdt.org.br/uploads/noticias/livro-abdias-do-nascimento.jpg 



Em novembro, mês em que é comemorada o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) presta homenagem a Abdias do Nascimento com o lançamento da biografia “Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento”, da pesquisadora e professora Elisa Larkin Nascimento, sua ex-mulher.

A obra será lançada em diferentes eventos, realizados em três dos estados mais frequentados por Abdias, uma das maiores figuras do movimento negro no Brasil e um dos fundadores do PDT.



Dois dos primeiros eventos acontecem no próximo sábado (14), em São Paulo, considerada terra de Abdias, que, embora nascido em Franca, recebeu, em 1996, o título de Cidadão Paulistano. Pela manhã, das 9h às 11h30, o Flink-Sampa promove uma mesa de debates seguida de sessão de autógrafos da biografia.


À tarde, das 14h às 18h, o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-ECA) da USP promove no SESC leitura dramatizada da peça de Abdias, “Sortilégio (mistério negro)”, também seguida de sessão de autógrafos da biografia.


No Rio de Janeiro, cidade que abrigou o Teatro Experimental do Negro, Museu de Arte Negra e o ateliê e atual acervo de Abdias Nascimento, acontece uma “tarde negra”, na PUC-Rio, dia 16/11, das 14h às 19h. Na ocasião, o IPEAFRO, em parceria com o NIREMA, exibirá o filme "Abdias Nascimento", de Fernando Bola, mediar a mesa com Conceição Evaristo, Flávio Gomes e Carlos Santana e um lançamento especial da biografia de Abdias.


Ainda no Rio de Janeiro, no sábado seguinte (21/11), das 15h às 16h30, haverá uma mostra do filme "Abdias Nascimento", de Fernando Bola, na Biblioteca Parque da Rocinha. Em seguida acontece um debate e uma sessão de autógrafos com Elisa Larkin Nascimento.


No dia 26/11, Brasília, cidade na qual Abdias viveu momentos políticos de luta em defesa da população negra, encerra as comemorações. Nessa data, às 11h, será palco da segunda outorga da Comenda Abdias Nascimento do Senado Federal, no Plenário do Senado.


Sobre o Ipeafro


O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros, no Rio de Janeiro, atua na recuperação da história e dos valores culturais negros, no sentido de assegurar o respeito à identidade, integridade e dignidade étnica e humana da população afro-brasileira. Trabalha com fóruns, cursos, pesquisas, exposições, publicações, memória e patrimônio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário