Email: pdt.negro.rondonia@gmail.com

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Joceline Gomes

No dia 20 de dezembro de 1985, uma lei federal estabelecia como crime o tratamento discriminatório no mercado de trabalho, entre outros ambientes, por motivo de raça/cor. A chamada “Lei Caó” (Lei nº 7437/85) classifica o racismo e o impedimento de acesso a serviços diversos por motivo de raça, cor, sexo, ou estado civil como crime inafiançável, punível com prisão de até cinco anos e multa.

domingo, 25 de agosto de 2013

ATO DO MOVIMENTO NEGRO DO PDT EM 1990 EM APOIO A LEONEL BRIZOLA

Candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola participa de comício em madureira, organizado pelo movimento negro do PDT, ao lado de Darcy Ribeiro e Abdias Nascimento, candidatos ao Senado em chapa cujo terceiro nome era Doutel de Andrade.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Uma tragédia do passado que questiona o nosso presente

 

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e a Abolição, 23 de agosto 2013


Por meio de suas lutas, de sua aspiração por dignidade e liberdade, os escravos contribuíram para a universalização dos direitos humanos. 

Devemos ensinar os nomes dos heróis dessa história, porque eles são os heróis de toda a humanidade. Ao homenagear anualmente, em 23 de agosto, as mulheres e os homens que lutaram contra essa opressão, a UNESCO busca encorajar a reflexão e o debate sobre uma tragédia que deixou sua marca no mundo assim como ele é hoje. 

Sob o Projeto A Rota do Escravo, a UNESCO visa a revelar a extensão e as consequências dessa tragédia humana e a retratar a riqueza das tradições culturais que povos africanos forjaram em meio a adversidades – na arte, na música, na dança e na cultura, em seu sentido mais amplo. Este ano, na véspera do vigésimo aniversário do Projeto A Rota do Escravo, designei, como um Artista da Paz da UNESCO, Marcus Miller, que terá a missão de promover o Projeto A Rota do Escravo da UNESCO e transmitir mensagem de respeito desse projeto por meio da música. Esse empenho contribuirá para os esforços para a Década dos Povos Afrodescendentes (2013-2022), proclamada pelas Nações Unidas em 2012. 
O tráfico de escravos não é apenas algo do passado: é nossa história e tem moldado a face de muitas sociedades modernas, criando laços indissolúveis entre povos e continentes, e transformando, de forma irreversível, o destino, a economia e a cultura das nações. Estudar essa história equivale a homenagear os combatentes pela liberdade e reconhecer suas contribuições singulares para a afirmação dos direitos humanos universais. Eles estabeleceram um exemplo para continuarmos a luta pela liberdade, contra o preconceito racial herdado do passado e contra novas formas de escravidão que subsistem até hoje e afetam em torno de 21 milhões de pessoas. 

Hoje, convido todos os governos, as organizações da sociedade civil e os parceiros privados a redobrar seus esforços para transmitir essa história. Que isso seja uma fonte de respeito e um chamamento universal em prol da liberdade para as futuras gerações. 

Neste Dia de Comemoração, a UNESCO convida todos os povos a relembrar, refletir sobre as consequências do passado em nosso presente, sobre as novas exigências de viver-se em conjunto em nossas sociedades mutilculturais e sobre a luta contra as formas contemporâneas de escravidão, das quais milhões de seres humanos ainda são vítimas.

Autor:  Irina Bokova 
Fonte: www.unesco.org

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Conheça um pouco do Movimento Negro do PDT

http://www.pdt.org.br/uploads/noticias/mn.jpg

Quem Somos

Em seu estatuto, reza que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) é uma organização política da Nação Brasileira para a defesa de seus interesses, de seu patrimônio, de sua identidade e de sua integridade, e tem como objetivos principais lutar, sob a inspiração do nacionalismo e do trabalhismo, pela soberania e pelo desenvolvimento do Brasil, pela dignificação do povo brasileiro e pelos direitos e conquistas do trabalho e do conhecimento, fontes originárias de todos os bens e riquezas, visando à construção de uma sociedade democrática e socialista.

O documento dispõe ainda que o PDT, como instituição, e seus filiados individualmente atuarão por métodos democráticos e pacíficos, ainda que, quando necessário, com indignação, rigor e energia, essencialmente na linha dos seguintes compromissos básicos. Entre eles, com a Nação e sua história de lutas pelo domínio de seu território e de suas riquezas e com o projeto de seu desenvolvimento pleno, capaz de afirmar sua soberania e independência.

Pela educação, causa de salvação nacional, prioridade das prioridades, consta que o partido deve alimentar, acolher e assistir a todas as crianças do País, desde o ventre materno, educá-las e escolarizá-las em tempo integral, sem qualquer tipo de discriminação.

Veja a íntegra do documento

domingo, 14 de julho de 2013

DALTON DI FRANCO TEM ENCONTRO COM O MOVIMENTO NEGRO NA ZONA LESTE DE PORTO VELHO




O vice-prefeito Dalton Di Franco almoçou no domingo passado (14) na sede do Movimento Negro, na zona Leste,quando se encontrou com moradores e amigos do Reggae, no Bar da Jaqueira, do casal João e Maria.


Durante o encontro com a comunidade, Dalton Di Franco ouviu reinvindicações de moradores que pediram iluminação pública, limpeza e encascalhamento de ruas, além de ouvir apelos em prol da segurança pública.


Zeca Pedra, líder do movimento, elogiou a atuação do vice-prefeito Dalton Di Franco.


“Apesar de suas atividades ele está com a comunidade”, afirmou, acreditando que a administração do Prefeito Mauro ainda vai realizar muito em Porto Velho.
SÁBADO
No sábado passado, Dalton Di Franco representou o Prefeito Mauro Nazif em evento realizado pela OBG SAM, no bairro São Sebastiao. Em seguida, Dalton Di Franco participou de almoço com delegados da Polícia Civil, na sede do Sindepro, a convite do delegado Alessandro Morey, presidente do Sindicato.
Fonte: Assessoria

terça-feira, 26 de março de 2013

Movimento contra a discriminação racial


Movimento contra a discriminação racial
A Secretaria Estadual do Movimento Negro do PDT- RO realizou no domingo evento em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Estiveram presentes lideranças pedetistas do Estado e do município. A data foi celebrada com manifestações da cultura negra, na zona Leste de Porto Velho. O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é comemorado em 21 de março. Nesta data, no ano de 1960, na cidade de Joanesburgo, Capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a Lei do Passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Na época, vigorava ainda o regime do Apartheid.
“Foi no bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do Exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o Exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186”, explicou Francisco da Silva Filho, presidente do Movimento Negro do PDT de Rondônia. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. “É uma data para ser lembrada para que nunca algo parecido possa voltar a ocorrer”, opinou o vice-governador do Estado, pedetista Airton Gurgacz.
O evento do Movimento Negro Pedetista ocorreu na Comunidade Regueira, na zona Leste da Capital com a presença do vice-governador Airton Gurgacz, vice-prefeito, Dalton di Franco, além de atrações culturais da própria comunidade, como o Grupo de Capoeira Atabaque do Mestre Arlindo, Grupo de Dança Parceiros do Ritmo Quente, Grupo Impacto da Dança. O evento foi organizado pela Diretoria do Movimento Negro PDT RO, na pessoa do presidente Francisco da Silva Filho, vice-presidente Christovão Nascimento, secretário-geral, Misael Nonato Rodrigues, e o tesoureiro Antônio Neto.
“O Brasil, como segunda maior população negra do mundo, precisa abraçar a luta contra o racismo e corrigir as injustiças históricas. Afinal, foram mais de 300 anos de trabalho compulsório com braços negros”, considerou o vice-prefeito Dalton di Franco. No dia 10 de março, integrantes do Movimento Negro do PDT de Rondônia participaram de congresso nacional, no Rio de Janeiro, na Fundação Leonel Brizola. Na ocasião foi eleita a direção do movimento nacional. Foi o 5º congresso nacional da Secretaria do Movimento Negro do PDT, que desta vez se reuniu sob o lema “A luta deles!! A Nossa Luta!!”. A iniciativa também marcou a reorganização do movimento que, além de Paixão, elegeu a nova diretoria executiva do movimento, reservando 40% das vagas para as mulheres e contemplando ainda, na sua composição, representantes de praticamente todos os Estados. (AI)

quinta-feira, 7 de março de 2013

LÍDERES DO MOVIMENTO NEGRO ESTÃO INTERESSADOS NO MODELO SOCIAL DO AFROREGGAE

IMG_3752


O Centro Cultural Waly Salomão recebeu no dia 06 de março a visita de integrantes do movimento negro de Rondônia. Eles foram até o CCWS para conhecer o modelo do Grupo como uma fonte de enpreendimento social para implantação dos trabalho sociais em  Porto Velho – Rondônia. Os visitantes assistiram as apresentações dos grupos Afro Lata e Makala Música & Dança.

Fotos de Jonatan Marques.

Fonte:  www.afroreggae.org